Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/480
Título: Principais agentes causadores de queimaduras em crianças atendidas nos centros de tratamento de queimados: uma revisão integrativa
Autor(es): Brito, Maria Eliane Maciel de
Melo, Carolina Maria Costa de Albuquerque
Alves, Lorena Sampaio Firmino
Palavras-chave: Queimaduras
Complicações
Enfermagem
Data do documento: 10-Jun-2020
Citação: MELO, Carolina Maria Costa de Albuquerque; ALVES, Lorena Sampaio Firmino. Principais agentes causadores de queimaduras em crianças atendidas nos centros de tratamento de queimados: uma revisão integrativa. 2020. 13f. Artigo (Especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As crianças vítimas de queimaduras estão expostas a diversos tipos de complicações, o que considerados ser grave, pois através das feridas e alterações sistêmicas seu corpo tentará agir para reparar todos os dados teciduais causados. No Brasil ocorre cerca de 1 milhão de acidentes com queimaduras, sendo desses 300 mil em crianças. Este estudo objetiva-se em caracterizar os principais agentes causadores de queimaduras ocasionadas em crianças que são admitidas nos centros de tratamento de queimados. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa, com estudos de publicações gratuitas e disponíveis nas bases de dados on-line. Foram selecionados 37 artigos, 19 Pubmed, 18 Medline que após a leitura analítica e cruzamento entre as bases de dados, apenas 6 compuseram a amostra final deste estudo. Foi percebido que o principal agente etiológico foi o álcool, com 80% dos casos analisados. No entanto o líquido superaquecido também são responsáveis por queimaduras em crianças, os líquidos mais prevalentes foram 33 (45.83%) casos com água e 15 (20.83%) com café. Pode-se concluir que os dados mostram maior prevalência de queimaduras no gênero masculino, com idades de zero a dois anos e tendo como principal agente etiológico os líquidos superaquecidos, com maior número de queimaduras de segundo grau.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/480
Aparece nas coleções:Enfermagem Pediátrica e Neonatal Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA MARIA COSTA DE ALBUQUERQUE MELO e LORENA SAMPAIO FIRMINO ALVES_TCC.pdf266,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.