Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/464
Título: Evidências científicas acerca da vulnerabilidade masculina às infecções sexualmente transmissíveis
Autor(es): Fernandes, Petra Kelly Rabelo de Sousa
Sales, Mariana de Carvalho
Palavras-chave: Vulnerabilidade
Saúde do homem
Infecções sexualmente transmissíveis
Data do documento: 8-Set-2020
Citação: SALES, Mariana de Carvalho. Evidências científicas acerca da vulnerabilidade masculina às infecções sexualmente transmissíveis. 2020. 30f. Monografia (Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O termo vulnerabilidade tem sido definido como a chance de exposição das pessoas ao adoecimento. Em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), esse termo permitiu uma visão mais ampla sobre como questões relacionadas à desigualdade social, diversidade sexual, raça/etnia, preconceito e discriminação, entre outros fatores que podem afetar o modo de viver de diversos segmentos populacionais. Trata-se de uma revisão integrativa, cujo objetivo foi identificar as evidências científicas acerca da vulnerabilidade masculina às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Foram utilizados artigos da Biblioteca Virtual em Saúde, sendo a busca realizada a partir dos seguintes descritores: vulnerabilidade; saúde do homem e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os critérios de inclusão foram artigos publicados em português, na íntegra e que retratassem a temática referente, sem recorte temporal. Os critérios de exclusão foram os estudos de revisão integrativa, artigos repetidos e que não respondessem à pergunta norteadora. Foram identificadas 122 publicações e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 12 artigos compuseram a amostra final. De acordo com os principais resultados, aponta-se a complexidade da compreensão da vulnerabilidade masculina às IST’s, uma vez que envolve não apenas questões individuais, mas também culturais e sociais. No plano individual, apontou-se o uso do preservativo como algo inconstante e irregular. Em relação aos aspectos culturais, enfatizou-se as representações que os homens têm de se sentirem invulneráveis às IST’s. Foi identificada ainda a vulnerabilidade programática, em especial, a pessoas com deficiência. Dessa maneira, a complexidade da vulnerabilidade masculina às IST’s exige do profissional de saúde redimensionamento da própria noção de vulnerabilidade e das características peculiares dos homens. Assim, acredita-se que compreender como esses homens constroem sua masculinidade e percepção de vulnerabilidade em relação às IST’s talvez possa criar subsídios e fortalecer os equipamentos sociais com tecnologias inovadoras na elaboração de intervenções.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/464
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA DE CARVALHO SALES_TCC.pdf303,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.