Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/463
Título: Evidências científicas acerca da assistência de enfermagem a pacientes com trombose venosa cerebral em unidade de terapia intensiva
Autor(es): Fernandes, Petra Kelly Rabelo de Sousa
Silva, Dalliany Rodrigues da
Gomes, Louany Carneiro da Rocha
Palavras-chave: Enfermagem
Trombose cerebral
Unidade de terapia intensiva
Data do documento: 24-Ago-2020
Citação: SILVA, Dalliany Rodrigues da; GOMES, Louany Carneiro da Rocha. Evidências científicas acerca da assistência de enfermagem a pacientes com trombose venosa cerebral em unidade de terapia intensiva. 2020. 27f. Monografia (Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Trombose Venosa Cerebral (TVC) é uma condição pouco conhecida, com manifestações clínicas inespecíficas, sendo de difícil diagnóstico. O sintoma mais frequente, porém, menos específico, é a cefaleia. Os cuidados de enfermagem ao paciente com TVC, em Unidade de Terapia Intensiva, são específicos e essenciais para a prevenção das complicações dessa situação crítica. O atendimento de enfermagem deve ir além da doença apresentada, pois a assistência de enfermagem está dirigida ao indivíduo e como ele reage aos seus problemas de saúde. Com isso, o objetivo deste estudo é identificar as evidências científicas acerca da assistência de enfermagem a pacientes com Trombose Venosa Cerebral em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo de revisão narrativa e, para a seleção dos artigos, utilizou-se publicações da Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios de inclusão foram: artigos em língua portuguesa, com texto completo, publicados nos últimos cinco anos. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Assistência de Enfermagem; Trombose Venosa Cerebral e Unidade de Terapia Intensiva, a partir das quais foram encontrados 29 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final resultou em sete artigos. Na análise dos artigos, observou-se que a TVC é uma doença de fácil agravamento e que necessita de cuidados intensivos durante o tratamento, não obstante necessita de uma assistência de enfermagem eficaz, a fim de promover a estabilização clínica do paciente e evitar fatores associados com um pior prognóstico, como alteração da consciência, trombose de sistema venoso profundo; hemorragia de hemisfério direito e lesões de fossa posterior. Dessa maneira, a assistência de enfermagem aos pacientes com TVC dentro do contexto da UTI é essencial durante o tratamento desse indivíduo, uma vez que este fica totalmente dependente não só de uma assistência técnica e científica, mas também integral e humanizada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/463
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALLIANY RODRIGUES DA SILVA e LOUANY CARNEIRO DA ROCHA GOMES_TCC.pdf328,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.