Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/454
Título: Variáveis que afetam a permanência de mulheres em relacionamentos abusivos: uma revisão integrativa
Autor(es): Costa, Teresa Glaucia Gurgel Gabriele
Rodrigues, Sarah Araujo
Palavras-chave: Violência
Mulher
Relacionamento abusivo
Data do documento: 26-Jun-2020
Citação: RODRIGUES, Sarah Araújo. Variáveis que afetam a permanência de mulheres em relacionamentos abusivos: uma revisão integrativa. 2020. 34f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A violência contra a mulher se apresenta com prevalência elevada, tendo se tornado um grave problema de saúde pública no Brasil. Trata de um fenômeno que alcança mulheres de diferentes idades, classes sociais, níveis de escolaridade, estados civis e orientações sexuais, desafiando os saberes hegemônicos da Saúde Pública, no planejamento, organização administrativa e atendimento às vítimas. O presente estudo considerou a violência perpetrada contra a mulher no âmbito dos relacionamentos abusivos e partindo desse pressuposto teve como objetivo identificar na literatura as variáveis que afetam a permanência da mulher em relacionamentos abusivos. Tratou de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de artigo selecionados em bases eletrônicas de dados e que contemplou artigos originais publicados entre 2010 e 2020. A literatura evidencia que os principais fatores que corroboraram com a permanência de mulheres em relacionamentos abusivos são a dependência financeira, sentimento de culpa e falta de apoio dos familiares e amigos. Além disso, constatou-se que o medo frequentemente permeia esse tipo de relacionamento. Os relacionamentos abusivos são marcados pela violência empregada pelos agressores, fazendo com que as vítimas temam pela sua integridade física, de seus filhos e familiares.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/454
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARAH ARAÚJO RODRIGUES TCC.pdf251,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.