Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/453
Título: Violência sexual contra crianças e adolescentes: o silêncio que fala no contexto familiar
Autor(es): Marques, Gardenia Holanda
Castro, Sara Silva de
Palavras-chave: Abuso da criança
Abuso sexual
Direito da criança e do adolescente
Data do documento: 27-Jun-2020
Citação: CASTRO, Sara Silva de. Violência sexual contra crianças e adolescentes: o silêncio que fala no contexto familiar. 2020. 45f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A infância e a adolescência são fases primordiais do desenvolvimento humano. Para contribuir com um desenvolvimento saudável, é necessário prover um ambiente seguro que promova a formação de estruturas psíquicas, físicas e cognitivas. Entretanto, atualmente, o que se nota é um aumento das violações que usurpam esse direito das crianças e dos adolescentes, dentre eles, o abuso sexual infantil, que se agrava ao examinarmos o abuso sexual intrafamiliar. Com isso, objetiva-se, neste trabalho, explorar e compreender esse fenômeno, através da pesquisa e análise do material literário disponível. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com materiais de acervos científicos tanto virtuais quanto físicos: artigos científicos e livros. A pesquisa elencou quatro momentos, sendo o primeiro: o abuso sexual, suas principais vítimas, definições de violência e violência sexual infantil, direitos das crianças e adolescentes; Segundo: Silêncio; Terceiro: Ouvindo o silêncio. Quarto: dos caminhos percorridos entre revelação, notificação e intervenção, com ênfase no silêncio das vítimas e como ele é interpretado. Esse estudo possibilitou compreender quais são as maiores dificuldades nas notificações, e a necessidade de existir mais discussão e disseminação dessa problemática, a fim de conscientizar que o cuidado com as crianças e adolescentes é um dever de todos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/453
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA SILVA DE CASTRO TCC.pdf961,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.