Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/452
Título: O policial militar e as implicações do sofrimento psíquico no exercício da profissão: um exercício de análise
Autor(es): Duarte, Aline Gadelha de Almeida
Silva, Sandy Rocha da
Palavras-chave: Polícia militar
Policial militar
Saúde mental
Sofrimento psíquico
Violência
Data do documento: 27-Jun-2020
Citação: SILVA, Sandy Rocha da. O policial militar e as implicações do sofrimento psíquico no exercício da profissão: um exercício de análise. 2020. 55f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Polícia Militar é uma das instituições responsáveis por garantir o direito à segurança. O Brasil sofre com o crescimento contínuo das diversas formas de violência e nesse contexto se inserem os policiais, sempre expostos ao risco. Os agentes de segurança tornam-se não apenas profissionais expostos a violência como alvos e até causadores dela, elevando significativamente as chances de sofrimento psíquico e adoecimento mental. Há também as deficiências nas condições de trabalho do policial militar, a realidade do militarismo, a relação com a sociedade, bem como uma série de fatores que podem desencadear o sofrimento psíquico nestes militares. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os principais fatores que podem ocasionar o sofrimento psíquico no policial militar, na execução de suas atividades laborais. Através de um levantamento bibliográfico, pode-se compreender os principais fatores que podem levar ao sofrimento psíquico e categorizá-los ao final da pesquisa. A categorização destes fatores permitiu ilustrar a realidade multifacetada do sofrimento psíquico que atinge diferentes esferas ligadas à profissão militar. Notou-se a importância de estudos sobre o exercício da profissão do PM e suas repercussões, inclusive multidisciplinares, para explorar o assunto. Percebeu-se a precisão da criação de políticas públicas efetivas, constantes e urgentes para o fortalecimento, para a recuperação e prevenção de danos mentais a que se submetem os policiais militares.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/452
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDY ROCHA DA SILVA TCC.pdf507,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.