Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/447
Título: Aspectos psicológicos e sociais do relacionamento abusivo: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Costa, Teresa Glaucia Gurgel Gabriele
Ribeiro, Michele Braide Toniatti
Palavras-chave: Relacionamento abusivo
Relações abusivas
Relacionamento tóxico
Violência contra a mulher
Psicologia
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: RIBEIRO, Michele Braide Toniatti. Aspectos psicológicos e sociais do relacionamento abusivo: uma revisão integrativa de literatura. 2020. 33f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral investigar o que já foi publicado na Psicologia acerca da temática do relacionamento abusivo vivido por mulheres em relações conjugais/afetivas. O interesse pela temática ocorreu a partir dos atendimentos realizados na clínica escola da instituição de ensino que a autora da pesquisa cursou graduação, na qual observou-se significativa demanda sobre relacionamento abusivo que perpassou o discurso de algumas mulheres atendidas. Sabe-se que a violência contra a mulher, em todas as suas formas, assim como a maneira que elas são tratadas principalmente dentro de alguns relacionamentos aludem à cultura patriarcal e machista que ainda exerce presença nos dias de hoje. No relacionamento abusivo ocorre violência, abuso e maus tratos contra a mulher que violam seus direitos como cidadã, como ser humano. Diante disso, é importante ressaltar a luta do movimento feminista que há décadas vem expondo e indo contra a estrutura social que oprime, exclui e viola a mulher em toda a sua essência. O movimento feminista foi e é essencial na instituição da garantia de diversos direitos às mulheres e na desconstrução da cultura patriarcal e machista. Dessa forma, a fim de contemplar o objetivo proposto o método da pesquisa foi de abordagem qualitativa, objetivos exploratória, procedimentos técnicos bibliográfico e natureza básica. Possuiu como método de coleta de dados a revisão integrativa de literatura. A pesquisa ocorreu nos seguintes bancos de dados: SciELO e BVS, sendo este último utilizadas as bases de dados: Medline, Index Psi e Lilacs. Para a análise dos dados foram selecionados 05 artigos que contemplaram corretamente os critérios de inclusão e exclusão. Como resultado pôde ser observado que, apesar de ser um tema atual de grandes discussões, academicamente não há muitas produções científicas utilizando-se o termo relacionamento abusivo. Entretanto, os artigos abordaram características que são constituintes do relacionamento abusivo, principalmente no tocante à violência de seus diversos tipos, especificamente física, psicológica e sexual, estando elas relacionadas e justapostas aos danos físicos e psíquicos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/447
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELE BRAIDE TONIATTI RIBEIRO TCC.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.