Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/446
Título: O discurso midiático e a produção da (in)visibilidade da família em situação de rua
Autor(es): Feitosa, Maria Zelfa de Souza
Magalhaes, Suelem Viana Dias
Palavras-chave: Família em situação de rua
Discurso midiático
Psicologia
Data do documento: 27-Jun-2020
Citação: MAGALHÃES, Suelem Viana Dias. O discurso midiático e a produção da (in)visibilidade da família em situação de rua. 2020. 39f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Famílias em situação de rua diz respeito a pessoas que mantiveram, parcial ou totalmente, os vínculos familiares anteriores ou que, na rua, criaram novos laços familiares/afetivos. As famílias em situação de rua, devido à situação extrema de vulnerabilidade social, se encontram em risco pessoal e social, não sendo incluídas nas políticas sociais básicas como educação, trabalho, habitação e alimentação. Os discursos trazidos pela mídia, acerca das famílias em situação de rua, podem contribuir para validar ou não a existência dessa família. Muitas vezes, esses discursos deturpam o real sentido de ser família em situação de rua, descredibilizando esse grupo pelas circunstancias em que se encontram. O objetivo geral desse estudo é compreender a produção do discurso midiático sobre as famílias em situação de rua, a partir de matérias publicadas em um site jornalístico. Como objetivos específicos, busca-se discutir a concepção de família em situação de rua, descrever o que a mídia considera ser uma família em situação de rua e identificar as implicações dos discursos produzidos pela mídia, a respeito da família em situação de rua. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa. Trata-se de uma análise documental que consiste em uma série de procedimentos de estudo de documentos, com o objetivo de compreender contextos sociais e econômicos. Quanto aos objetivos da pesquisa, estes a caracterizam como exploratória. Os dados foram coletados a partir da busca de matérias publicadas no site jornalístico G1. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática. Ao realizar as pesquisas, foi possível perceber que pouco é falado ou noticiado acerca das famílias em situação de rua. Este fato desencadeia a invisibilidade de um grupo que cresce aceleradamente no Brasil, devido ao aumento da vulnerabilidade social. Nenhuma das reportagens definiu ou deixou claro o que é uma família em situação de rua, todavia trazem algumas características implícitas, como por exemplo, pessoas que convivem em um mesmo território de privacidade, enfrentando as mesmas dificuldades juntas. Acabam trabalhando com uma representação de senso comum, que não abrange a pluralidade do que é ser família.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/446
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELEM VIANA DIAS MAGALHÃES_TCC.pdf406,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.