Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/442
Título: Relato de experiência de uma estagiária em prática clínica sob a visão da gestalt terapia
Autor(es): Duarte, Aline Gadelha de Almeida
Gurgel, Kamilla Nivea de Lima Gomes
Palavras-chave: Psicologia
Gestalt terapia
Estágio supervisionado
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: GURGEL, Kamilla Nívea de Lima Gomes. Relato de experiência de uma estagiária em prática clínica sob a visão da gestalt terapia. 2020. 45f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O processo de aprendizado na graduação é cheio de desafios e seu desfecho requer muita dedicação e esforço. Os estágios supervisionados na clínica-escola são de uma vital importância no processo de amadurecimento e formação do profissional de Psicologia, pois possibilita articular, as teorias vistas em sala de aula, na prática. O objetivo geral da pesquisa é apresentar o relato de experiência da vivência da autora em prática de estágio supervisionado clínico na abordagem da Gestalt Terapia. Os objetivos específicos são: apresentar uma discussão sobre os conceitos primordiais da Gestalt terapia, discutir sobre as especificidades da relação supervisor – aluno – paciente e elucidar uma visão histórica da abordagem da Gestalt. Foi necessário o resgate de conceitos primordiais da Gestalt Terapia para uma melhor compreensão do que seria relatado, bem como discutir dados relevantes acerca das supervisões e atendimentos na clínica escola. Dessa forma, é discutido na presente pesquisa todo o processo de estágio na clínica, desde a escolha da abordagem passando pelos pressupostos teóricos da Gestalt terapia, processo de crescimento pessoal e formação como profissional de Psicologia. A prática do estágio nos prepara para a carreira profissional e, exercê-la dia a dia na clínica, vai proporcionando uma maior compreensão e conhecimento de si mesmo, do modo de ser no mundo dos pacientes e da Psicologia. A Gestalt terapia permitiu à autora enxergar o indivíduo de uma maneira diferente de antes da graduação, pois agora compreende-se o homem como um ser de potencialidades, capaz de escrever a própria história. Representar essa abordagem psicológica traz uma responsabilidade e um manejo de empatia, autenticidade no aqui/agora e de observação cautelosa sobre de que maneira o paciente traz o fenômeno relatado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/442
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAMILLA NÍVEA DE LIMA GOMES GURGEL TCC.pdf505,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.