Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/441
Título: O estado da arte na literatura científica dos aspectos relacionados ao processo de dissolução conjugal e a coparentalidade
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Rocha, Joice Rodrigues Vasconcelos
Palavras-chave: Dissolução conjugal
Parentalidade
Coparentalidade
Guarda compartilhada
Alienação parental
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: ROCHA, Joice Rodrigues Vasconcelos. O estado da arte na literatura científica dos aspectos relacionados ao processo de dissolução conjugal e a coparentalidade. 2020. 51f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Emaranhados na dor e na desilusão do fracasso da relação, torna-se evidente o desequilíbrio na relação dos genitores perante o filho. Tal convívio, apesar do deslinde conjugal, não deveria se desfazer, pois são referências fundamentais para a formação e para a construção do caráter, da segurança, do amor, da educação e do afeto dos filhos. Este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar o estado da arte na literatura científica dos aspectos relacionados ao processo de dissolução conjugal e a coparentalidade. Tem como objetivos específicos: identificar artigos que abordem as estratégias de ajuste da dissolução conjugal para coparentalidade; investigar artigos que abordem os possíveis fatores estressores da dissolução conjugal com filhos; e verificar os fatores protetivos e de ressignificação da dissolução conjugal para prevenir a alienação parental. Sobre o procedimento metodológico, este estudo se caracteriza como qualitativo do tipo de pesquisa bibliográfica sistemática. Vale ressaltar que com a revisão da literatura foi possível observar que as relações passaram por diversas mudanças sobre o papel da mulher na sociedade, o sentido da maternidade e da paternidade, o papel dos filhos na dinâmica familiar e os arranjos familiares. Contudo existem algumas questões que ainda precisam ser discutidas e trabalhadas no contexto da relação conjugal, parental e coparental atual no processo de dissolução conjugal de famílias com filhos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/441
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOICE RODRIGUES VASCONCELOS ROCHA TCC.pdf533,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.