Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/430
Título: Lugar de fala e população LGBTQI+
Autor(es): Feitosa, Maria Zelfa de Souza
Coelho, Danisia Sousa
Palavras-chave: Lugar de fala
População LGBTQI+
Identidade social
Data do documento: 26-Jun-2020
Citação: COELHO, Danísia Sousa. Lugar de fala e população LGBTQI+. 2020. 48f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta como o Lugar de Fala é discutido nos estudos sobre a população LGBTQI+. Para tanto, aproximou-se dos estudos feministas, em especial o feminismo negro, abordando questões de gênero e sexualidade. A pergunta problema: Como o lugar de fala é discutido na população LGBTQI+? foi o ponto de partido, objetivando-se descrever a população LGBTQI+ e relaciona-la ao conceito lugar de fala; identificar as implicações do conceito lugar de fala ao lugar de escuta. Para tanto utilizou-se o método de pesquisa de revisão de literatura integrativa, sem delimitação de tempo visto que lugar de fala se trata de um conceito teórico recente e com o uso das palavras-chaves “lugar de fala”, “LGBT”, “lésbica”, “gay”, “bissexual”, “transexual”, “travesti”, “queer” e “homossexual”. O lugar de fala na população LGBTQI+ se constitui através das experiências compartilhadas que se localizam a margem das normas de sexualidade e gênero. Nos resultados obtidos o uso do lugar de fala na população LGBTQI+ pode ser encontrado se aproximando de outras perspectivas e em epistemologias que perpassam o conceito estudado nesse trabalho. Considerando os marcadores sociais e a pluralidade dessas identidades nessa população o lugar de fala é retratado a partir da validação desses sujeitos, fortalecendo pontes de diálogo dentro e fora do grupo, propiciando transformação política e reconhecimento do outro.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/430
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANÍSIA SOUSA COELHO TCC.pdf875,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.