Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/427
Título: A família e o desenvolvimento da autonomia da criança com TEA: relato de experiência
Autor(es): Flesch, Leticia Decimo
Dantas, Catia Rodrigues
Palavras-chave: Família
Autonomia
Transtorno do espectro autista
Data do documento: 26-Jun-2020
Citação: DANTAS, Cátia Rodrigues. A família e o desenvolvimento da autonomia da criança com TEA: relato de experiência. 33f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O tema escolhido deriva da observação de famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA que frequentam uma associação que atua no apoio às famílias das pessoas com deficiência. Este trabalho resulta da realização de um estágio supervisionado e tem por objetivo descrever minha experiência de uma intervenção sobre autonomia com familiares de crianças e adolescentes com TEA. Foram realizados encontros semanais com os familiares durante quatro meses e através de rodas de conversas foi possível a formação de grupo com trocas de experiências acerca de suas histórias de vida. Desse modo, conseguiu-se identificar as demandas que apresentavam necessidades semelhantes entre os componentes do grupo. A partir dessas demandas percebidas foi desenvolvido um projeto de intervenção relacionado à autonomia dos filhos com o propósito de integração das famílias e o fortalecimento daqueles que frequentam o mesmo espaço e carregam consigo uma história de vida semelhante. Esse estudo e as intervenções realizadas alcançaram o objetivo preestabelecido, pois possibilitaram discutir e compartilhar de maneira plural com os integrantes do grupo as dificuldades enfrentadas por eles no dia-a-dia e como desenvolvem a autonomia dos seus filhos em meio aos desafios.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/427
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÁTIA RODRIGUES DANTAS TCC.pdf292,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.