Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/419
Título: A importância do pré-natal odontológico na prevenção do parto prematuro
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Silva, Sebastiana Veronica da
Vieira, Erica Rayza Lima
Palavras-chave: Odontologia
Cuidado pré-natal
Gestante
Parto prematuro
Data do documento: 1-Jun-2020
Citação: SILVA, Sebastiana Verônica da; VIEIRA, Erica Rayza Lima. A importância do pré-natal odontológico na prevenção do parto prematuro. 2020. 27f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: É fato que a saúde bucal está relacionada com a saúde geral da mãe e do bebê. Evidências científicas mostraram que existe associação entre patologias orais e complicações obstétricas que podem evoluir para o parto prematuro. O objetivo deste trabalho foi, através de uma revisão de literatura, ressaltar a importância do pré-natal odontológico com foco no parto prematuro. As estratégias de pesquisa foram aplicadas no LILACS, PubMed e SciELO, por meio das palavras chaves em português e inglês: odontologia, pré-natal, gestante e parto prematuro, no período de julho de 2015 a março de 2020. Em conclusão, sabendo da associação entre doença periodontal e parto prematuro, se faz necessário reconhecer a importância do acompanhamento odontológico durante a gestação, a fim de possibilitar o diagnóstico e ao tratamento precocemente das patologias orais que acometem a gestante nesse período. Afinal quem melhor do que o cirurgião-dentista para cuidar do sistema estomatognático? O pré-natal odontológico veio a somar, significativamente, na vida da gestante, do recém-nascido e consequentemente no sistema de saúde brasileiro.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/419
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIANA VERÔNICA DA SILVA e ERICA RAYZA LIMA VIEIRA_TCC.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.