Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/393
Título: Riscos ocupacionais do cirurgião dentista: revisão de literatura
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Araujo, Debora Coelho dos Santos
Silva, Gabriela da Costa
Palavras-chave: Odontologia
Riscos
Cirurgião dentista
Biossegurança
Data do documento: 29-Mai-2020
Citação: ARAUJO, Debora Coelho dos Santos; SILVA, Gabriela da Costa. Riscos ocupacionais do cirurgião dentista: revisão de literatura. 55f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: No âmbito das práticas laborais dos profissionais da saúde, as questões referentes a risco e/ou vulnerabilidade estão ainda mais presentes, uma vez que esses profissionais se expõem rotineiramente a múltiplos e variados riscos relacionados a agentes químicos, físicos, biológicos, psicossociais e ergonômicos. Realizou-se uma revisão de literatura acerca dos riscos ocupacionais a que o cirurgião dentista está exposto, aos quais são passiveis de prevenção através de protocolo de imunização, biossegurança e pratica de exercícios físicos. Trata-se de um estudo do tipo transversal, predominando a abordagem qualitativa, como formato uma revisão de literatura com ênfase em trabalhos publicados de 2002 a 2019 nas plataformas digitais PUBMED, SCIELO, MEDLINE. Foram encontrados 45 artigos no qual apenas 16 foram utilizados para o presente estudo. Os resultados demonstram um conhecimento incompleto, fragmentado e amparado por uma visão tradicional da biossegurança. Muitos acabam negligenciando o uso dos EPI corretamente e relatam ser pela rotina. Estudos apontam a importância do uso dos EPIs de maneira correta e integral como principal meio de prevenção ao contagio de doenças infectocontagiosas, bem como de agentes químicos e biológicos em geral.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/393
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA COELHO DOS SANTOS ARAÚJO e GABRIELA DA COSTA SILVA_TCC.pdf508,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.