Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/378
Título: Reganho de peso pós-cirurgia bariátrica: revisão bibliográfica
Autor(es): Aquino, Cristhyane Costa de
Menezes, Raony Pedrosa de
Nascimento, Thalia Kelly da Silva
Palavras-chave: Obesidade
Reganho de peso
Cirurgia bariátrica
Data do documento: 25-Jun-2020
Citação: MENEZES, Raony Pedrosa de; NASCIMENTO, Thalia Kelly da Silva. Reganho de peso pós-cirurgia bariátrica: revisão bibliográfica. 2020. 24f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A cirurgia bariátrica tem sido considerada uma estratégia de grande importância no tratamento da obesidade grave, sendo considerado o mais efetivo e duradouro no combate no combate de doenças associadas. Porém alguns pacientes não alcançam os objetivos esperados ou apresentam recidiva de peso a longo prazo, diante disso o objetivo geral da pesquisa foi de investigar as causas do reganho de peso em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica. O levantamento bibliográfico foi obtido através das bases de dados PubMed, Bireme e Scielo com a combinação dos termos “obesity AND weight regain AND bariatric surgery”. Os critérios de inclusão eram estudos originais, que avaliassem as causas do reganho de peso em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica. Foram utilizados 16 artigos, dos 244 achados, sendo descritos artigos em inglês, português, espanhol e turco. Com a realização da pesquisa verificou-se que diversos fatores estão associados com a recidiva de peso no pós-cirúrgico, destacando a evasão como fatores determinante, acompanhados de fatores psicológicos e econômicos. Conclui-se que o acompanhamento realizado pela equipe multidisciplinar deve ser mais atuante, buscando incentivar e atrair o paciente para manutenção do tratamento pós-operatório.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/378
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAONY PEDROSA DE MENEZES e THALIA KELLY DA SILVA NASCIMENTO_TCC.pdf265,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.