Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/368
Título: Suplementação de glutamina no exercício físico: uma revisão
Autor(es): Aguiar, Felipe Rodrigues Magalhaes de
Almeida Junior, Marcelo Lopes de
Palavras-chave: Glutamina
Exercício
Suplementação
Estresse oxidativo
Data do documento: 3-Jun-2019
Citação: ALMEIDA JUNIOR, Marcelo Lopes de. Suplementação de glutamina no exercício físico uma revisão. 2019. 21f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no organismo humano, responsável por desempenhar diversas funções fisiológicas. Em situação de catabolismo extremo como estresse, traumas, infecções e condições de exercícios físicos intensos e prolongados, sua síntese se torna falha nos tecidos, classificando este aminoácido como condicionalmente essencial. O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da suplementação da glutamina no exercício físico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos publicados junto ao banco de dados do PUBMED e LILACS. O período de abrangência da pesquisa foi de artigos publicados em 2014 a 2019. O estudo tinha o objetivo de identificar os fatores ampliadores de performance e imunológicos antes, durante e após o exercício físico e sua correlação com a funcionalidade da suplementação de glutamina.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/368
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO LOPES DE ALMEIDA JUNIOR_TCC.pdf441,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.