Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/360
Título: Condições higiênicossanitárias dos serviços de alimentação no Brasil: revisão de literatura
Autor(es): Aguiar, Larissa Pereira
Ferreira, Clarissa Alves
Palavras-chave: Manipulação de alimentos
Boas práticas
Vigilância sanitária
Legislação sanitária
Data do documento: 29-Nov-2019
Citação: FERREIRA, Clarissa Alves. Condições higiênicossanitárias dos serviços de alimentação no Brasil: revisão de literatura. 2019. 23f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: Objetivo: Avaliar a produção científica relacionada às condições higiênico sanitárias nos serviços de alimentação do Brasil. Metodologia: Os artigos usados nesse trabalho foram obtidos através das bases de dados Scielo, Lilacs, Google Academics e PubMed, com busca de produções científicas no período de 2013 a 2018. Os critérios de inclusão foram as publicações científicas completas, abordando os temas de higiene de alimentos, boas práticas em serviços de alimentação, elaboradas e publicadas em território nacional, com idioma português e publicados dentro do período de janeiro de 2010 a dezembro de 2018. Foram excluídas da busca, as produções científicas realizadas e publicadas fora do período estabelecido, publicações de revisão de literatura, publicações realizadas em áreas internacionais, teses, dissertações, editoriais, boletins epidemiológicos e cartas ao editor. Resultados: Foram encontrados 33 artigos, dos quais 9 publicações foram eliminadas por conter critérios de exclusão e 24 artigos foram utilizados na produção desta revisão de literatura. Discussão: Nota-se, através desta revisão, um aumento considerável da produção científica nas regiões Norte e Nordeste. No entanto houve um aumento de não conformidades em relação à conhecimento de boas práticas por parte dos manipuladores, fiscalização insuficiente nos estabelecimentos, maior conformidade em relação às instalações e higiene de equipamentos e maior número de não conformidade em relação às documentações legais exigidas e registros obrigatórios Conclusão: Se faz satisfatório o número crescente de publicações abrangendo o tema de higiene e vigilância sanitária dos serviços de alimentação no Brasil, assim como é necessária uma intervenção baseada nos estudos publicados para que o número de conformidades esteja cada vez mais adequado à RDC n° 216/2004, visando assim uma diminuição considerável dos riscos de contaminação cruzada, por manipulação ou qualquer não conformidade relacionadas às boas práticas. Observa-se necessário a fiscalização frequente dos órgãos responsáveis pelos registros e demais documentações legais necessárias para o funcionamento ativo dos estabelecimentos de serviços de alimentos no país.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/360
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLARISSA ALVES FERREIRA TCC.pdf639,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.