Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/347
Título: Instrumentos de triagem do desenvolvimento infantil: revisão integrativa
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Gonçalves, Sayuri Juca
Furtado, Ana Paula Moreira
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Instrumentos
Triagem de desenvolvimento
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: GONÇALVES, Sayuri Juca; FURTADO, Ana Paula Moreira. Instrumentos de triagem do desenvolvimento infantil: revisão integrativa. 2020. 20f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população de cada país apresenta algum tipo de deficiência, mesmo que a etiologia de alguns casos ainda seja desconhecida, podem está diretamente ligado a infância. O ADNPM pode estar ligado a falta de estímulo, nem sempre podemos associar a alguma patologia, pois a falta de estímulos pode acarretar problemas futuramente, por isso a importância da observação na fase infantil. A triagem do desenvolvimento neuropsicomotor é um processo de avaliação através de testes ou questionários, no qual podemos aplicar na fase conhecida com 1a infância, onde podemos citar instrumentos como o SWYC, Bayley, Denver e AIMS. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre publicações relacionadas aos principais instrumentos de triagem do desenvolvimento na avaliação de crianças da 1o infância Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, sob bases de dados MEDLINE, diretório de revista SCIELO, LILACS e plataforma PEDro. A seleção dos artigos foi baseada no período de 2010 a 2020, disponíveis online em texto completo, nos idiomas português e inglês. Foram inclusos estudos que utilizaram instrumentos de triagem do desenvolvimento em crianças da 1o infância, de ambos os sexos. Excluídos estudos com crianças já diagnosticadas com qualquer patologia que causasse ADNPM. Foram encontrados 48 artigos e após análise criteriosa fizeram parte 05 referências para compor os resultados. Resultados: Dentre os estudos analisados foram observados que os instrumentos para triagem apresentam eficácia quando utilizados no acompanhamento do desenvolvimento infantil, que não fazem parte de um diagnóstico, mas podem auxiliar com sua aplicação. Conclusão: Sugerimos novas pesquisas com aplicações de instrumento de triagem, e que os mesmos não sejam utilizados apenas para fins de pesquisas, mas sim, que possam ser implementados na atenção primária junto as consultas pediátricas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/347
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAYURI JUCÁ GONÇALVES e ANA PAULA MOREIRA FURTADO_TCC.pdf249,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.