Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/346
Título: A efetividade da fisioterapia respiratória no tratamento da pneumonia infantil e sua relação com alta precoce: uma revisão integrativa
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Silva, Marilia Rodrigues da
Sousa, Patricia Dandara dos Santos
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
Pneumonia infantil
Pediatria
Alta precoce
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: SILVA, Marília Rodrigues da; SOUSA, Patrícia Dandara dos Santos. A efetividade da fisioterapia respiratória no tratamento da pneumonia infantil e sua relação com alta precoce: uma revisão integrativa. 2020. 23f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A atuação do fisioterapeuta no tratamento da pneumonia infantil visa reduzir os agravos da doença, viabilizar a alta precoce e diminuir os custos de internação. O objetivo deste trabalho foi descrever a efetividade da fisioterapia respiratória no manejo da pneumonia infantil para a alta precoce através de uma revisão integrativa de literatura. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, Lilacs, Google Acadêmico e delimitado o período de 2010 a 2019, utilizando os descritores fisioterapia respiratória, pneumonia infantil, pediatria e alta precoce. Dos 35 artigos inicialmente encontrados, 7 compuseram a amostra. São estudos que abordam a atuação da fisioterapia respiratória em pacientes pediátricos hospitalizados por pneumonia. Nos resultados extraídos, foi observado que as técnicas como drenagem postural, compressão torácica, vibro compressão, expiração lenta e prolongada, drenagem autógena assistida e percussão, foram efetivas no tratamento de crianças hospitalizadas por pneumonia, favorecendo a melhora da frequência cardíaca, da saturação de oxigênio e da limpeza das vias aéreas. A fisioterapia respiratória inclusa na equipe multidisciplinar de atendimento a pacientes internados por pneumonia, mostrou-se eficaz em reduzir sintomas de desconforto respiratório, favorecendo uma melhora significativa do quadro do paciente. Ressalta-se a escassez de ensaios clínicos atualizados, sendo necessário o desenvolvimento de mais estudos sobre o tema exposto para confirmação da efetividade das técnicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/346
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARÍLIA RODRIGUES DA SILVA PATRICIA e DANDARA DOS SANTOS SOUSA_TCC.pdf282,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.