Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/343
Título: Liberação de dores musculares: estudo comparativo entre as técnicas de terapia manual e a eletroterapia revisão integrativa
Autor(es): Cavalcanti, Josenilda Malveira
Silva, Glaucineide Pereira da
Pinto, Gisele dos Santos
Palavras-chave: Terapia manual
Eletroterapia
Dor
Data do documento: 9-Jun-2020
Citação: SILVA, Glaucineide Pereira da; PINTO, Gisele dos Santos. Liberação de dores musculares: estudo comparativo entre as técnicas de terapia manual e a eletroterapia revisão integrativa. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: Define - se saúde como bem-estar físico, mental e social. Um equilíbrio que harmoniza uma série de efeitos no corpo, ao contrário desenvolvemos transtornos e patologias. As dores são consideradas um desses transtornos que envolvem instabilidades físicas. Porém a fisioterapia hoje utiliza técnicas que atuam de forma direta e objetiva sobre determinadas regiões, e através de estudos aplicados podemos atribuir a terapia manual e eletroterapia como fonte de tratamento. OBJETIVO: Esta pesquisa teve como ponto de referência a dor envolvendo a musculatura seja crônica ou aguda e a existência de uma Inter-relação no tratamento utilizando a terapia manual e a eletroterapia, onde alterações fisiológicas de cada técnica atuam de forma diferenciada na dor e organismo, evidenciando assim suas aplicabilidades, efeitos e resultados, reduzindo danos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura científica, realizado a partir de dados aplicados para restabelecer atividades físicas e funcional, através de evidência comparativa entre as técnicas utilizadas na liberação de dores musculares por utilização da terapia manual e eletroterapia. RESULTADOS: Os resultados foram apresentados através de referências onde os fatores que designam a dor muscular, crônica ou aguda contribuem para a incapacidade do indivíduo, sendo que a fisioterapia usa das seguintes técnicas que por sua vez mostram sua eficácia no devolver a autonomia musculoesquelética ativando sensores do sistema, causando relaxamento, redução de dores e ganho de ADM. Por meio de tabelas retratamos dados respectivos ao tema abordado, contribuindo com a evolução e enriquecimento do conteúdo e pesquisa em questão. CONCLUSÃO: Concluiu se que as duas técnicas tanto a terapia manual como a eletroterapia são consideradas eficazes para o tratamento, reduzindo dores, produzindo estímulos diferentes, provocando algumas variações dentro do tratamento como desconfortos, porém apresentam efeitos satisfatórios, contribuindo com uma melhor qualidade de vida.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/343
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLAUCINEIDE PEREIRA DA SILVA e GISELE DOS SANTOS PINTO_TCC.pdf123,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.