Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/333
Título: Análise da propaganda de medicamentos diretamente ao consumidor em farmácias comunitárias em Fortaleza-CE
Autor(es): Pessoa, Nivia Tavares
Santos, Maria Elizangela Ferreira dos
Palavras-chave: Propaganda
Medicamentos
Legislação sanitária
Automedicação
Data do documento: 6-Dez-2019
Citação: SANTOS, Maria Elizângela Ferreira dos. Análise da propaganda de medicamentos diretamente ao consumidor em farmácias comunitárias em Fortaleza-CE. 2020. 26f. Artigo (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Sabe-se que a propaganda de medicamentos exerce uma grande influência na compra de medicamentos pelos consumidores, por este motivo este estudo buscou analisar se a propaganda realizada por meio de panfletos distribuídos em farmácias comunitárias no município de Fortaleza-Ce, entre janeiro e setembro de 2019, estaria em conformidade com as RDC’s 102/00 e 96/08 da ANVISA, que regulamentam a propaganda de medicamentos no Brasil. Buscou-se no mesmo analisar se a informação contida nos panfletos poderiam influenciar na automedicação e no uso irracional de medicamentos. Trata-se de um estudo descritivo de base documental, onde foram coletadas informações a partir da classificação de medicamentos isentos de prescrição e que necessitam de prescrição. Analisou-se através de um questionário baseado nas RDC’s vigentes, se existe descumprimento destas leis. Foi verificado um total de 1.915 propagandas de medicamentos, onde a maioria se caracterizava por ser de medicamentos isentos de prescrição (66%), e os que necessitam de prescrição (34%). No que se referiu a conformidade com as RDC’s obtivemos uma maior ênfase nos quesitos onde perguntava-se sobre as frases indutoras (42%) e a legibilidade das propagandas (71%). Conclui-se com o estudo que as inconformidades encontradas podem contribuir para a possível indução da automedicação e ao uso irracional de medicamentos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/333
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ELIZÂNGELA FERREIRA DOS SANTOS_TCC.pdf700,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.