Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/322
Título: Sentimentos vivenciados por mulheres submetidas a mastectomia: revisão integrativa
Autor(es): Fernandes, Petra Kelly Rabelo de Sousa
Maciel, Thais de Sa
Forte, Vitoria de Araujo
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde da mulher
Mastectomia
Sentimentos
Data do documento: 18-Jun-2020
Citação: MACIEL, Thais de Sá; FORTE, Vitória de Araújo. Sentimentos vivenciados por mulheres submetidas a mastectomia: revisão integrativa. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O câncer de mama vem crescendo entre a população feminina nos últimos anos, sendo a mastectomia um dos tratamentos, porém esse procedimento acaba repercutindo em sentimentos negativos na vida dessas mulheres. O objetivo deste estudo é compreender, a partir da literatura científica, os sentimentos vivenciados por mulheres submetidas a mastectomia. Trata-se de um estudo de revisão integrativa e, para a seleção dos artigos, utilizou-se as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios de inclusão foram: artigos em língua portuguesa, com texto completo, publicados nos últimos dez anos. Foram encontrados 42 artigos dos quais 19 atenderam aos critérios de inclusão e, dos 19 artigos, nove não respondiam à questão da pesquisa e três eram repetidos, o que resultou em uma amostra final de sete artigos. Como resultados, evidencia-se a dor ao retirar as mamas como um dos principais sentimentos, assim como a tristeza, o medo, a raiva, a angústia, até mesmo o luto pela perda dessa parte do corpo. Logo, esse diagnóstico e a retirada da mama muda completamente o cotidiano dessa mulher, que terá de se adaptar a uma nova rotina, sendo essencial não apenas o apoio da família, mas de toda a equipe multiprofissional. Assim, a enfermagem tem um importante papel de oferecer suporte a essas mulheres tanto na assistência que lhe compete quanto também um suporte psicológico, para que elas não se sintam sozinhas. Dessa maneira, torna-se de fundamental importância compreender que a assistência vai muito além de algo já sistemático e rotineiro, pois envolve uma relação entre seres humanos, que exige do enfermeiro um olhar integral e voltado à singularidade de cada mulher.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/322
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS DE SÁ MACIEL e VITÓRIA DE ARAÚJO FORTE_TCC.pdf809,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.