Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/318
Título: Construção de caderneta da saúde da mulher: um estudo metodológico
Autor(es): Henriques, Ana Cileia Pinto Teixeira
Oliveira, Renata dos Santos
Silva, Rosineide Nunes da
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Saúde da mulher
Coleta de dados
Tecnologia
Data do documento: 24-Jun-2020
Citação: OLIVEIRA, Renata dos Santos; SILVA, Rosineide Nunes da. Construção de caderneta da saúde da mulher: um estudo metodológico. 2020. 69f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A abordagem da saúde da mulher requer um olhar ampliado do enfermeiro, o qual deve compreender que o conhecimento do continuum do ciclo vital e seus elementos como parte da prestação de cuidados em saúde, necessitando, para o levantamento destes, utilizar instrumentos adequados e confiáveis, permitindo um detalhamento da histórica clínica da mulher. Com base nesta percepção, este estudo objetivou desenvolver uma Caderneta de Saúde da Mulher com enfoque no contexto do ciclo vital. Trata-se de um estudo metodológico cujas etapas envolveram levantamento de indicadores empíricos por meio da literatura e a consideração de aspectos subjetivos fundamentados pelo referencial teórico interpretativo de Patrícia Banner, a qual também fundamentou metodologicamente a etapa de estruturação da caderneta por meio do Modelo de Aquisição de Habilidades. Atentou-se para aspectos técnicos de organização da caderneta, visando facilitar o preenchimento pelo profissional de saúde, mas também o entendimento pela mulher, portadora do documento. Ressaltou-se o cuidado com a estruturação fluida e sequencial, referente a cada fase do ciclo vital feminino, organizada em etapas iniciada pela adolescência e a identificação dos fenômenos que envolvem o desenvolvimento puberal; o enfoque na história obstétrica e ginecológica do período reprodutivo (menacme) e, por fim, o climatério, compreendendo o que cada fase apresenta com suas especificidades. Em cada fase do ciclo vital atentou-se para os principais elementos que devem ser levantados pelo enfermeiro na consulta de Enfermagem, de forma a subsidiar a prática clínica deste, entendendo-se essa atuação se dará conforme o nível de expertise do profissional, conforme se discute no Modelo de Aquisição de Habilidades. Ainda fundamentado neste, cuidou-se para que a Caderneta apontasse também elementos educativos de cada fase, os quais podem auxiliar a mulher no reconhecimento das mudanças que envolvem a mesma. Acredita-se que esta tecnologia possa facilitar a atuação clínica do enfermeiro no atendimento à saúde da mulher, de forma a qualificar a assistência e permitir maior envolvimento da usuária em seus próprios cuidados de saúde. Reforça-se o papel da Enfermagem na construção de tecnologias que otimizem o cuidado, qualificando-o e permitindo a prestação de uma assistência segura e baseadas nas reais necessidades da saúde da mulher.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/318
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA DOS SANTOS OLIVEIRA e ROSINEIDE NUNES DA SILVA_TCC.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.