Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/297
Título: Avaliação da assistência ao pré-natal de adolescentes em uma maternidade de referência
Autor(es): Gomes, Linicarla Fabiola de Souza
Oliveira, Crislania Silva de
Alves, Natalia Nogueira
Palavras-chave: Gestantes
Pré-natal
Gravidez na adolescência
Saúde da mulher
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: OLIVEIRA, Crislânia Silva de; ALVES, Natália Nogueira. Avaliação da assistência ao pré-natal de adolescentes em uma maternidade de referência. 2020. 46f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Objetivo: Avaliar assistência ao pré-natal de adolescentes em uma maternidade de referência em Fortaleza-CE. Metodologia: Trata-se de um estudo com delineamento de pesquisa exploratório-descritivo, transversal, de abordagem quanti-qualitativo, realizado com 10 puérperas adolescentes que são acompanhadas pela maternidade de referencia. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas contendo questões objetivas e subjetivas de caracterização sócio demográfica e a assistência do pré-natal, submetidas a análise estatística compilados em planilhas do Excel com cálculos de frequência absoluta e percentual, e os dados qualitativos foram avaliadas pelo método de Bardin. Resultados: Na abordagem quantitativa, os dados da assistência ao pré-natal foram analisados de acordo com os indicadores do Ministério da Saúde no caderno 32, representando > 6 consultas de pré-natal (100%); Percentual de idade gestacional para o início do pré-natal (20%) das adolescentes que iniciaram com 11 semanas gestacionais, seguindo de 10% que iniciaram entre 10 e 22 semanas. Na abordagem qualitativa, após as entrevistas, conforme semelhanças nas falas, foram divididos por categorias: Ações educativas na assistência ao pré-natal; Orientações sobre o aleitamento materno durante as consultas de pré-natal; Orientações sobre o parto; Orientações sobre o direito á acompanhante no parto; Visita guiada á maternidade de referência. Conclusão: Considera-se que para alcançar melhorias na assistência ao pré-natal, os profissionais da saúde devem buscar estratégias para atender as necessidades das gestantes e assim oferecer uma assistência de qualidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/297
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISLÂNIA SILVA DE OLIVEIRA e NATÁLIA NOGUEIRA ALVES_TCC.pdf671,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.