Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/293
Título: Construção de uma cartilha educativa para mulheres em período puerperal
Autor(es): Nogueira, Antonio Adriano da Rocha
Moreira, Andreia Alves
Silva, Rosilene Miguel da
Palavras-chave: Enfermagem
Mulheres
Puerpério
Assistência
Tecnologia educativa
Data do documento: 11-Jun-2020
Citação: MOREIRA, Andreia Alves; SILVA, Rosilene Miguel da. Construção de uma cartilha educativa para mulheres em período puerperal . 2020. 23f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As mulheres em pós-parto apresentam vulnerabilidades e riscos aumentados para problemas de ordem física, mental e social que, além da possibilidade de atingir a família e a criança, manifestam-se, naquelas, muitas vezes, como dores/incômodos, medos/preocupações , percalços sexuais, redução da autoestima, do cuidado de si, depressão , dificuldades interacionais com familiar e/ou com o filho, dentre outros. O objetivo deste estudo foi construir uma cartilha educativa para orientar as mulheres em período puerperal sobre os cuidados com ela e o bebê. Trata-se de estudo do tipo metodológico, voltado a construção de uma tecnologia educativa para o cuidado a saúde das mulheres no período puerperal. Para tanto, foi realizada busca nas bases de dados da BVS e selecionados 33 artigos publicados nos últimos 5 anos, (2015 a 2019) com textos completamente disponíveis na língua portuguesa. Este material selecionado compôs a fundamentação teórica acerca do tema. Seguiu-se ainda as etapas de construção do layout da cartilha e produção do impresso. Para a análise dos resultados desta pesquisa, as informações contidas na cartilha foram associadas com a literatura pertinente ao assunto. A cartilha aborda diversos conceitos e dentre os principais assuntos apresentados estão: A recuperação do parto; Mudanças corporais e autocuidado; Amamentação; Depressão pós-parto e Cuidados com o recém-nascido. Acreditamos que na construção de uma cartilha educativa será de grande relevância para mulheres para puérperas que estão vivenciando essa fase tão delicada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/293
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉIA ALVES MOREIRA e ROSILENE MIGUEL DA SILVA_TCC.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.