Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/291
Título: Desafios da equipe de enfermagem para a implementação do processo de enfermagem em unidades de terapia intensiva: revisão integrativa
Autor(es): Fernandes, Petra Kelly Rabelo de Sousa
Abreu, Ana Jessica Pinheiro
Palavras-chave: Processo de Enfermagem
Enfermagem no cuidado crítico
Unidade de terapia intensiva
Data do documento: 31-Jul-2020
Citação: ABREU, Ana Jéssica Pinheiro. Desafios da equipe de enfermagem para a implementação do processo de enfermagem em unidades de terapia intensiva: revisão integrativa. 2020. 34f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e organiza-se em cinco etapas: coleta de dados; diagnóstico; planejamento; implementação e avaliação. Este instrumento tem eficácia para avaliar o estado de saúde dos indivíduos por meio da anamnese e do exame físico, que subsidiam a escolha dos diagnósticos, a elaboração do plano de cuidados e a avaliação dos resultados. Porém, muitos desafios estão relacionados à implementação do PE. Portanto, este estudo objetivou compreender os desafios da equipe de enfermagem para a implementação do Processo de Enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva. Trata-se de uma Revisão Integrativa. Para a busca das publicações foram selecionados os seguintes descritores: Processo de Enfermagem, Enfermagem de Cuidados Críticos e Unidades de Terapia Intensiva, sendo utilizado o operador booleano AND para o cruzamento dos descritores. A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, acessadas na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram identificadas 513 publicações e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a uma amostra de 13 artigos. Foram identificados diversos desafios para a implementação do PE, como desconhecimento em relação ao PE, sobrecarga de trabalho e indefinição de instrumentos, o que permitiu a elaboração de três categorias temáticas: Desafios relacionados ao Conhecimento; Desafios relacionados às Condições de Trabalho e Desafios relacionados à Avaliação da Qualidade. A compreensão desses desafios é de suma importância para amparar os profissionais e as instituições para a implementação efetiva do PE, assim como as estratégias para minimizar esses desafios. Porém, entende-se que essa implementação é um processo gradual, uma vez que depende de uma melhor organização da assistência de enfermagem, a partir do dimensionamento de pessoal, criação de instrumentos específicos e superação desses desafios, bem como uma melhor percepção da importância do PE na prática profissional da equipe de enfermagem.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/291
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA JÉSSICA PINHEIRO ABREU_TCC.pdf338,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.