Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/281
Título: O efeito de diferentes velocidades de movimento na hipertrofia muscular
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Sales, Tony Vitor do Nascimento
Palavras-chave: Velocidade de movimento
Volume de treinamento
Hipertrofia muscular
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: SALES, Tony Vitor do Nascimento. O efeito de diferentes velocidades de movimento na hipertrofia muscular. 2020. 29f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Conhecer o efeito da velocidade de movimento é importante, tendo em vista que ao modificá-la, outras variáveis ficam passíveis de alteração, como o número de repetições realizadas e a carga absoluta levantada, influenciando a duração do exercício, consequentemente o volume total de treino, variável preponderante nas adaptações hipertróficas. Portanto, estudo objetiva revisar sistematicamente os efeitos de velocidades de movimento variadas na hipertrofia muscular esquelética, pelo fato de revisões anteriores mostrarem resultados conflitantes acerca do tema. Para isto, foram incluídos ensaios clínicos randomizados publicados em inglês e realizados em humanos, cujo objeto de estudo era a velocidade de movimento e o desfecho principal, a hipertrofia muscular. As buscas foram realizadas na base de dados do PubMed com a utilização dos seguintes termos: cadence OR "cadence comparison" OR "cadence control" OR "movement speed" OR "repeat speed" OR "distinct cadences" OR "time under tension" OR "stressed time" OR "repetition duration" OR "distinct movement speed" OR "different cadences" AND "muscular hypertrophy" OR "muscle hypertrophy" OR "increased muscle volume" OR "increased muscle mass" OR "cross-sectional area" OR "muscle growth". Apenas 8 estudos atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos na revisão, sendo todos eles decodificados e analisados de acordo com a escala PEDro. Os resultados sugerem que quando o exercício é levado até o ponto de falha muscular concêntrica, diferentes velocidades de movimento promovem resultados similares na hipertrofia muscular. Por outro lado, ao evitar chegar a exaustão total, velocidades lentas têm se mostrado superior para membros inferiores. Já para membros superiores, velocidades mais rápidas têm apresentado maior vantagem.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/281
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TONY VITOR DO NASCIMENTO SALES_TCC.pdf553,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.