Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/272
Título: Benefícios do exercício físico para terceira idade: revisão sistemática
Autor(es): Moreira, Francisco Getulio Alves
Brito, Lucio Barbosa de
Palavras-chave: Qualidade de vida
Exercícios
Terceira idade
Data do documento: 27-Nov-2020
Citação: BRITO, Lúcio Barbosa de. Benefícios do exercício físico para terceira idade: revisão sistemática. 2020. 26f. Artigo (Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: A prática do exercício físico promove a manutenção e melhoria da qualidade de vida de cada indivíduo, sendo que a tendência das pessoas mais idosas, principalmente na terceira idade é de uma menor mobilidade e consequentemente perda de massa muscular. Em decorrência disso, pode acarretar prejuízos a saúde e bem estar, com desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ósseas e como consequência pode acarretar muitos acidentes devido a fragilidade da estrutura óssea e muscular. Os acidentes mais comuns na população idosa, está associado a quedas. Segundo a CBGG a tendência da sociedade brasileira é ter a maior concentração de idosos no futuro, transformando a pirâmide de natalidade e mortalidade, contendo mais idosos que crianças. Sendo assim é de extrema importância a relevância de tratamento e cuidados com a população mais idosa. Objetivo: O estudo tem o intuito de analisar a importância do exercício físico e seus benefícios para a população mais idosa. Método: Revisão sistemática da literatura com pesquisa por palavras chaves nas bases de dados CAPES, USP, BIREME, SCIELO e DEDALUS. Desenvolvimento: Após amostragem quantitativa, realizar uma análise das informações de diversos artigos, com informações de exercícios físicos para a terceira idade, buscando os benefícios para qualidade de vida. Considerações Finais: Podemos concluir que a prática regular de exercícios na terceira idade é benéfica e promove aos participantes melhorias nos seus aspectos físicos, já que traz uma melhora da massa muscular, evitando a perda, dentro do processo conhecido como sarcopenia, e com isso, acaba promovendo equilíbrio e consequentemente autonomia ao idoso. Além dos fatores estruturais, os sociais e cognitivo também apresentam uma melhora acentuada, pois exercícios físicos coletivos de maneira direta promovem uma socialização e com isso contribui para uma melhor aceitação no meio da sociedade, através de uma auto inclusão, em consequência contribui em melhora na autoestima.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/272
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÚCIO BARBOSA DE BRITO_TCC.pdf429,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.