Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/271
Título: Os benefícios da musculação no combate à obesidade
Autor(es): Freitas, Antonio Klingem Leite de
Dutra Filho, Jose Walter
Palavras-chave: Alterações fisiológicas
Musculação
Obesidade
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: DUTRA FILHO, José Walter. Os benefícios da musculação no combate à obesidade. 2020. 25f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A obesidade é um dos problemas mais graves da área da saúde que o mundo está enfrentando nos últimos tempos, ela é conceituada como um acúmulo excessivo de gordura corporal. No Brasil existem pesquisas que mostram o aumento da população obesa, o Ministério da Saúde divulgou dados da última pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2019 em que mostram o aumento do índice de obesidade que cresceu 72% de 2006 até 2019. Desta maneira o presente estudo tem como principal objetivo verificar se a musculação é uma estratégia de treino que possa combater a obesidade, analisando as alterações fisiológicas que acontece no organismo humano. Este trabalho adotou a metodologia da revisão bibliográfica do tipo integrativa em que poderemos avaliar uma variedade de artigos que abordam a questão da relação entre musculação e obesidade Pretendeu-se reunir ideias e conceitos desenvolvidos em abordagens teóricas publicadas em algumas plataformas como Google acadêmico, Lilacs, Scielo, Pubmed e Revistas científica. Diante de toda pesquisa em que foram analisados os artigos científicos por meio de uma revisão integrativa, constatou-se que a musculação é uma estratégia que pode auxiliar no combate a obesidade.Em todo caso, almeja-se que haja mais investimentos, seja este no âmbito privado ou vindo de políticas públicas, que possibilite novas pesquisas de caráter experimental contribuído assim com a melhora na qualidade de vida da nossa sociedade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/271
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ WALTER DUTRA FILHO_TCC.pdf397,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.