Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/265
Título: A percepção subjetiva de esforço como controle carga no futebol: revisão sistemática
Autor(es): Scipiao Junior, Lino Delcio Gonçalves
Aguiar, Italo Douglas Oliveira de
Palavras-chave: Futebol
Carga de treinamento
Percepção Subjetiva de Esforço - PSE
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: AGUIAR, Ítalo Douglas Oliveira de. A percepção subjetiva de esforço como controle carga no futebol: revisão sistemática. 2020. 21f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O monitoramento e o controle do treino são formas importantes para tornar o treinamento eficaz, com isso, o presente estudo teve como objetivo investigar a percepção subjetiva de esforço (PSE) no controle de carga no futebol. Esta revisão sistemática teve suas buscas de dados eletrônicos no PUBMED, entre o período de 10 de abril a 10 maio de 2020, f oram incluídos artigos que utilizassem a PSE como marcador fisiológico do atleta em estudos de ensaios clínicos randomizados. Ao todo foram incluídos sete estudos nessa revisão, os quais mostraram que parâmetros como fadiga, esforço mental e intensidade do jogo interferem no rendimento dos jogadores, em que a PSE colaborou de maneira direta quando comparada com outros marcadores ou quando incluída em outros meios. Portanto, o método da PSE se mostrou uma boa ferramenta de controle interno que mostra de maneira subjetiva o esforço da sessão sem a utilização de equipamento, auxiliando o controle de treino em equipes e indivíduos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/265
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITALO DOUGLAS OLIVEIRA DE AGUIAR_TCC.pdf291,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.