Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/251
Título: O desenvolvimento das competencias socioemocionais através da pratica do karate em escolares
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Amaro, Carlos Diogo Silva
Palavras-chave: Karate
Escolares
Aspectos socioemocionais
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: AMARO, Carlos Diogo Silva. O desenvolvimento das competencias socioemocionais através da pratica do karate em escolares. 2020. 19f. Artigo (Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Devido a vida moderna muito agitada e acelerada, as vezes esquecemos de observar a importância da socialização e as condições emocionais dos que estão ao nosso redor, e esses aspectos sociais e emocionais são importantes principalmente em quem ainda está em formação, como nossas crianças e adolescentes. Tendo isso em vista vamos analisar nesse trabalho o desenvolvimento de tais aspectos através da pratica de kararte. A pesquisa se caracteriza como um estudo direto descritivo, transversal com uma abordagem predominantemente quantitativa. Os cenários dessa pesquisa foram escolas públicas e privadas onde aconteçam aulas de kararte. Participaram dessa pesquisa 9 professores de educação física que atuem em escolas ministrando aulas de karate para alunos em idade escolar. Para obter as informações foi aplicado um questionário através do Google formulários, onde os principais resultados obtidos apontam que 100% dos professores consideram que a pratica de karate desenvolve as competências socioemocionais. 30% ressalta a melhoria da disciplina dos praticantes,30% relataram um aumento na autoconfiança da turma,100% dos entrevistados já testemunhou alguma mudança comportamental em relacionadas a socialização com relação as práticas do karate. Conclui-se que o karate por ser um esporte de contato requer por parte dos seus praticantes o respeito as limitações físicas do adversário, deste modo desenvolvendo no seu meio uma habilidade social chamada de empatia. Conclui-se também que a pratica de karate desenvolve a capacidade de cada um de lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com os outros, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/251
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS DIOGO SILVA AMARO_TCC.pdf435,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.