Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/246
Título: A prática de atividades físicas ao ar livre para a saúde de idosos nos parâmetros biopsicossociais
Autor(es): Costa, Roberta Oliveira da
Souza, Ana Raquel de
Palavras-chave: Atividade física
Idosos
Parâmetros biopsicossociais
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: SOUZA, Ana Raquel de. A prática de atividades físicas ao ar livre para a saúde de idosos nos parâmetros biopsicossociais. 2020. 35f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O número da população idosa vem aumentando consideravelmente nos últimos anos e esta é uma realidade observada em todo o mundo. No decorrer do processo de envelhecimento ocorrem diversas alterações que podem causar danos à saúde do idoso. A inatividade física geralmente está associada a doenças crônicas, acelerando o risco de declínio funcional, incapacidade e mortalidade. A prática de atividades físicas tem sido considerada uma das formas de promoção à saúde, devido a sua associação com diversos benefícios para a saúde física e mental. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a prática de atividades físicas ao ar livre para a saúde de idosos nos parâmetros biopsicossociais evidenciando os possíveis benefícios. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura disponível, orientada pela busca nas bases de dados virtuais, Google Acadêmico, ResearchGate e SciELO, no período de 2000 a 2019, em que foram selecionados 32 estudos que abordavam o tema proposto. Os resultados dos estudos analisados mostraram que o interesse do público idoso pela prática de atividades físicas ao ar livre deve-se a importância da atividade física para a saúde, a fácil acessibilidade e um combinado de atividades em várias modalidades. Observou-se que houve prevalência de idosos considerados ativos, indicando uma correlação positiva entre a atividade física ao ar livre e a saúde do idoso nos aspectos biopsicossociais. Deste modo, concluiu-se que, através desta análise, a prática de atividades físicas ao ar livre promove resultados favoráveis em diferentes aspectos, resultando em melhores condições de saúde e consequentemente na qualidade de vida do idoso.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/246
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA RAQUEL DE SOUZA_TCC.pdf391,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.