Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/243
Título: A responsabilidade civil dos pretendentes à adoção: uma análise dos efeitos na desistencia dos adotantes
Autor(es): Portela, Thiago Barreto
Vasconcelos, Vanessa Teixeira
Palavras-chave: Desistência
Adoção
Interesse do adotando
Data do documento: 19-Jun-2020
Citação: VASCONCELOS, Vanessa Teixeira. A responsabilidade civil dos pretendentes à adoção: uma análise dos efeitos na desistencia dos adotantes. 2020. 29f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O interesse do menor deve sempre prevalecer nas relações que se fazem necessários à sua presença, jamais se admitindo a redução da proteção dos interesses dessa parcela da população em detrimento de interesses particulares de outras pessoas, o menor deve ser cercado de proteção e aquele que vier a causar dano a seu pleno desenvolvimento deve ser legalmente responsabilizado. Diante dessa perspectiva, garantir um processo de adoção que venham a atender os anseios do menor é de suma importância, nascendo assim, os questionamentos sobre os efeitos legais da desistência por parte do adotante em concluir a adoção. A presente pesquisa, construída por meio de revisão bibliográfica tem como intuito investigar o processo de adoção no decorrer da história da humanidade, destacando a sua importância no desenvolvimento do adotando e principalmente no comportamento legislativo frente a possíveis ofensas aos direitos dos adotandos. Ao fim da pesquisa se conclui que nessa perspectiva a responsabilização civil se faz como um meio de punir aquele que desisti de adotar em fase avançada do processo, sem apresentar motivos relevantes que possam servir de justificativa para tal desistência.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/243
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA TEIXEIRA VASCONCELOS_TCC.pdf369,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.