Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/240
Título: A caracterização do abandono afetivo na experiência jurídica
Autor(es): Souza, Rogerio Silva e
Batista, Thais Magalhaes
Palavras-chave: Direito civil
Direito de família
Estatuto da criança e do adolescente
Abandono afetivo
Data do documento: 23-Jun-2020
Citação: BATISTA, Thaís Magalhães. A caracterização do abandono afetivo na experiência jurídica. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o instituto do abandono afetivo, considerando seu conceito e os elementos que o caracterizam, sua relevância no contexto de interação social da família e como a jurisprudência aborda a matéria. A pesquisa é do tipo bibliográfica, com referencial teórico embasado na literatura jurídica, como a doutrina, a jurisprudência, produção científica em artigos, além da legislação que comporta a temática. É uma pesquisa pura, visando a um melhor entendimento do problema na esfera do Direito. Destacam-se nesta pesquisa a análise do instituto da afetividade, breve disposição das decisões emblemáticas jurisprudenciais e os critérios analisados para a caracterização do abandono afetivo na experiência jurídica. Devido à importância da família para a sociedade e para o direito e a crescente recorrência do assunto nos Tribunais do País, é imprescindível que se avalie como e porquê responsabilizar àquele que não cumpre o seu papel familiar, não apenas no sentido patrimonial, mas também no mérito subjetivo do conceito de família, deixando de contribuir com sentimentos, palavras e atos para a criação e formação humana saudável da filiação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/240
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAÍS MAGALHÃES BATISTA_TCC.pdf365,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.