Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/233
Título: Maníaco da moto: um estudo de caso a partir da teoria do etiquetamento social
Autor(es): Lavor, Isabelle Lucena
Freitas, Regiane de Almeida
Palavras-chave: Etiquetamento
Estigmatização
Ressocialização
Data do documento: 23-Jun-2020
Citação: FREITAS, Regiane de Almeida. O maníaco da moto: um estudo de caso a partir da teoria do etiquetamento social. 2020. 29f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente artigo discorre acerca da “Teoria do etiquetamento" o qual consiste na rotulação social dos indivíduos do pós-cárcere. Inclusive, tem o intuito de demonstrar os prejuízos e/ou malefícios que tal rotulação/estigmatização causam na vida destes indivíduos. A exemplo do caso do Antônio Claudio Barbosa de Castro que foi confundido com um criminoso e, este, era conhecido como "Maníaco da moto". Em razão disso, o acusado permaneceu preso por cinco anos injustamente. Diante da prisão equivocada e, posteriormente, com a soltura após comprovação que se tratava de uma prisão injusta, torna-se imprescindível o estudo acerca deste tema, uma vez que tem importância na sociedade por ter sido divulgado por vários tipos de mídia, bem como por trazer diversos malefícios para o acusado e, consequentemente, por causar preconceitos perante a sociedade, o que colaboram para fazerem os pré-julgamentos. Ademais, pretende-se neste estudo discorrer sobre a responsabilidade civil do Estado, observando a legislação aplicável, bem como realizar uma análise crítica do convívio social e a busca da ressocialização na sociedade após a rotulação destes indivíduos. Diante disso, a metodologia utilizada se fundamenta em pesquisas bibliográficas, doutrinárias, artigos, leis, entendimentos jurisprudenciais e, ainda, através de estudos de caso (exclusivamente o do supramencionado), logo a pesquisa será descritiva e exploratória.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/233
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGIANE DE ALMEIDA FREITAS_TCC.pdf350,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.