Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/164
Título: Os principais fatores que influenciam no endividamento e inadimplência das famílias brasileiras
Autor(es): Viana, Andson de Freitas
Reis, Ana Paula Santos
Palavras-chave: Economia
Endividamento
Família
Inadimplência
Data do documento: 19-Jun-2020
Citação: REIS, Ana Paula Santos. Os principais fatores que influenciam no endividamento e inadimplência das famílias brasileiras. 2020. 20f. Artigo (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O número de famílias brasileiras endividadas vem aumentando a cada ano, chegando a um percentual de 65,3% em janeiro de 2020. A questão do endividamento pessoal vem sendo estudada por diversos órgãos que buscam traçar o perfil do endividado, assim como as variáveis mais importantes que o influenciam. A relevância e o interesse das pesquisas neste assunto, deve-se ao impacto causado não só na economia nacional que perde financeiramente, com também na sua interferência no cotidiano das famílias e na sociedade como um todo. Por tanto, o objetivo central deste estudo é analisar quais são os principais fatores que influenciam no endividamento dessas famílias. No referencial teórico destacou-se a diferenciação entre o endividamento e inadimplência, assim como o papel do consumismo na vida financeira dos brasileiros na atualidade, além das consequências do endividamento na unidade familiar. Quanto a metodologia, o tipo de pesquisa desenvolvida foi a descritiva com abordagem quantitativa para o levantamento de dados, a partir dos documentos analisados na pesquisa bibliográfica. Os dados analisados foram extraídos a partir de um levantamento do nível de endividamento das famílias na última década, com destaque para três pontos principais: a evolução do endividamento, o tempo de comprometimento com a dívida e os principais tipos de dívida. Os resultados mostram que o consumismo e a falta de educação financeira pela maior parte da população possuem uma relação significativa para o endividamento e consequentemente a inadimplência das famílias brasileira.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/164
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA SANTOS REIS TCC.pdf530,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.